Em caso de emergência, pacientes devem ligar para:

Como Diagnosticar

O diagnóstico precoce nada mais é do que a descoberta do câncer no seu estágio inicial, permitindo maiores chances de cura com o tratamento adequado. O acompanhamento médico periódico e a realização de exames de rastreamento para determinados tipos de câncer, é preconizado mesmo em pacientes assintomáticos e que não tenham casos na família.

Câncer de Pele

Ao detectar o surgimento de manchas ou sinais na pele, mudança de coloração de manchas preexistentes, sinais que coçam ou sangram, procure um dermatologista.

Câncer de Mama

No Brasil, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres.

Pratique o auto-exame das mamas regularmente – Deve ser realizado mensalmente por todas as mulheres a partir de 21 anos de idade, sete dias depois do início da menstruação, quando as mamas se apresentam mais flácidas e indolores. Após a menopausa, deve-se definir um dia do mês e realizar o exame sempre com intervalo de 30 dias.

ALERTA:
 o auto-exame não substitui o exame clínico do médico.

– Exame clínico das mamas pelo médico anualmente a partir de 40 anos;
– Mamografia anual ou no máximo a cada 2 anos a partir dos 40 anos de idade;

Exame clínico das mamas pelo médico e mamografia anual a partir de 35 anos, nas mulheres com risco elevado para desenvolver câncer de mama (risco elevado = história familiar de câncer de mama em um parente de primeiro grau abaixo de 50 anos ou em parente de primeiro grau com câncer de mama bilateral ou ovário em qualquer idade e historia familiar de câncer de mama no sexo masculino).

Câncer de Colo do Útero

Realize anualmente o exame preventivo (PAPANICOLAU) após o início da vida sexual, especialmente na faixa etária de 25-59 anos, com o objetivo de identificar a doença em fase muito inicial, quando o tratamento pode ser mais eficaz e curativo.

Use preservativo durante relações sexuais, evitando assim o câncer de colo uterino, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada; a prática de sexo seguro é uma das formas de evitar o contágio com o HPV (vírus do papiloma humano), vírus esse que tem um papel importante para o desenvolvimento do câncer e de suas lesões precursoras.

Vacine-se contra o HPV; a vacina está indicada em mulheres entre 9 a 26 anos, total de três doses(0, 2 meses e 6 meses),aplicação intra-muscular.

Câncer de Próstata

Consulte regularmente o urologista a partir de 45 anos. Homens de raça negra ou que tenham dois ou mais parentes de primeiro grau afetados devem ser avaliados a partir de 40 anos;

O toque retal e o PSA devem ser realizados anualmente a partir de 45 anos;Nos homens com história familiar de câncer de próstata, o toque retal e o PSA deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos.

Câncer de intestino (colon-retal )

Realize o exame de sangue oculto nas fezes anualmente a partir dos 50 anos;

Realize colonoscopia a cada 10 anos a partir dos 50 anos e a partir dos 40 anos em pessoas com parentes de primeiro grau com câncer colon-retal.

Acesse nosso painel de perguntas
frequentes ou envie uma mensagem
com sua dúvida ou sugestão para: comunicacao@oncoclinicapiaui.com.br