Em caso de emergência, pacientes devem ligar para:
(86) 99982-0547

Como Prevenir

A maioria dos casos de câncer (80%) está relacionada ao meio ambiente, no qual encontramos um grande número de fatores de risco. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os “hábitos” e o “estilo de vida” adotados pelas pessoas, podem promover o aparecimento de diferentes tipos de câncer. Podemos mudar esta realidade com nossas atitudes!

Uma alimentação saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%. Limite a ingestão de alimentos ricos em gorduras animais como carnes vermelhas, frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados, bacon, presuntos, salsichas, lingüiças, mortadelas, e algumas gorduras vegetais como margarinas e gordura vegetal hidrogenadas.

Aumente o consumo de frutas, verduras, legumes e cereais integrais, derivados de soja, alimentos ricos em ômega 3; dê preferência às gorduras de origem vegetal como o azeite extra virgem, óleo de soja e de girassol;

“Evite o sedentarismo, e a obesidade, pratique a atividade física regularmente”.

Evite o fumo

O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e bem como aumenta o risco para outros tipos de câncer: Bexiga, mama, esôfago,cavidade oral, rins, dentre outros. Parar de fumar não anula o risco , mas diminui com decorrer nos anos. O fumante passivo tem risco 30% maior de câncer de pulmão e 24% maior de infarto do coração do que os não-fumantes que não se expõem a fumaça.

No Brasil, o câncer mais freqüente é o de pele, A radiação ultravioleta natural, proveniente do sol, é o seu maior agente etiológico; a exposição excessiva durante os primeiros 10 a 20 anos de vida aumenta muito o risco de câncer de pele.

Previna-se com o uso de chapéus, guarda-sóis, óculos escuros e filtros solares durante qualquer atividade ao ar livre e evite a exposição em horários de 10 às 16 horas. Recomenda-se utilização de filtros solares com FPS de 15 ou mais, com reaplicação após contato com água ou ao suar.

Estudos mostram que a associação entre o consumo de álcool e fumo aumenta o risco de cânceres da cavidade bucal, laringe e esôfago.

Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, principalmente associadas ao fumo.

Atendimento

Acesse nosso painel de perguntas
frequentes ou envie uma mensagem
com sua dúvida ou sugestão para: comunicacao@oncoclinicapiaui.com.br