Em caso de emergência, pacientes devem ligar para:
(86) 99982-0547

Cuidando do visual durante o tratamento oncológico.

Cuidando do visual durante o tratamento oncológico.

Cuidando do visual durante o tratamento oncológico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante o tratamento oncológico, a pele tende a ficar mais sensível. Normalmente até as peles mais oleosas tendem a ficar temporariamente secas e escamosas. O tom da pele pode mudar, fazendo com que a pessoa pareça mais corada, pálida ou bronzeada.

Alguns cuidados especiais devem ser tomados na hora de escolher os cosméticos a serem utilizados, justamente porque os tratamentos podem enfraquecer o sistema imunológico, deixando o organismo vulnerável a infecções. A pele seca pode quebrar e escamar, permitindo a entrada de bactérias no sistema imunológico, causando infecções, por isso, use sempre gel antisséptico nas mãos constantemente. É importante escolher produtos para peles sensíveis.

  1. Lave bem as mãos antes de aplicar a maquiagem, e fique atenta à validade dos produtos;
  2. Para a maquiagem parecer mais natural, mantenha a pele sempre hidratada;
  3. Não empreste maquiagem nem pincéis. Sempre que possível, use cotonetes, esponjas e discos de algodão descartáveis. Evite aplicadores reutilizáveis.

Pele
Base: Escolha produtos designados especialmente para o seu atual tipo de pele. A cor da base, entretanto, deve corresponder ao seu tom de pele normal, para dar uma aparência de pele saudável, corrigindo imperfeições e prevenindo descamações.

Proteção Solar: Se a sua base não tiver filtro solar, aplique um protetor solar antes. Escolha um protetor solar próprio para o rosto, para evitar obstrução dos poros.

Corretivo: Existem vários tipos de corretivos nos tons verde, amarelo e lilás, para uniformizar o tom da pele. Use o lilás para corrigir manchas alaranjadas e marrons, o verde para manchas vermelhas, e o amarelo para manchas roxas e azuladas. Opte por corretivos cremosos, evite corretivo em pó, que pode acabar realçando a escamação da pele, além de torná-la mais seca.

Bochechas
Blush: O blush pode realmente dar vida a uma pele pálida, manchada ou cansada, fazendo com que sua aparência se torne saudável e viva. Dê preferência para os blushes em creme ou bastão, evite em pó, pois tendem a se acumular em vincos e rugas, chamando a atenção para a pele seca e escamosa. Espalhe o blush com firmeza para parecer mais natural e escolha um tom adequado para a sua pele.

Olhos
Sobrancelhas: As sobrancelhas podem cair devido à quimioterapia. Confira algumas dicas para obter sobrancelhas com aspecto natural:

  1. Aplique uma base antes de redesenhar a sobrancelha com lápis de sobrancelha ou sombra em pó;
  2. Combine o tom da sobrancelha com a cor do seu cabelo natural ou peruca, da melhor maneira possível;
  3. Segure o lápis ou pincel verticalmente na aba do seu nariz para determinar onde cada sobrancelha deve começar. Faça pontos com o lápis ou pó para marcar o local;
  4. Segure o lápis ou pincel na diagonal, do canto do nariz em direção ao centro da íris, este é o limite para arquear a sobrancelha. Coloque a ponta do lápis no canto externo dos olhos para determinar onde a sobrancelha deve acabar;
  5. Aplique o lápis ou a sombra em pó utilizando um pincel chanfrado, em seguida, aplique um pó translúcido por cima para melhor aderência;
  6. Uma vez que você foi diagnosticada com câncer, a maquiagem permanente na sobrancelha não é recomendada.

Pálpebras: Use um delineador de cor neutra para marcar a pálpebra, criando a aparência de cílios. Em seguida, aplique um hidratante específico para a área dos olhos. Use uma sombra mate de tom claro para iluminar o seu rosto. Dê preferência a sombras cremosas.

 
Lábios
Batom: Mantenha os lábios bem hidratados para evitar descamação e rachaduras, que podem ocorrer como resultado da quimioterapia ou radioterapia. Escolha batons cremosos e hidratantes, evitando as fórmulas de longa duração, que podem acabar acentuando os lábios ressecados. Não esqueça de que seus lábios também precisam de proteção solar, por isso, escolha produtos adequados as suas necessidades.

1 Comentário

  1. Creusa Aves
    23 de abril de 2016 Responder

    Um bom artigo

Comente

Your email address will not be published.

Atendimento

Acesse nosso painel de perguntas
frequentes ou envie uma mensagem
com sua dúvida ou sugestão para: ouvidoria@oncoclinicapiaui.com.br