Em caso de emergência, pacientes devem ligar para:
(86) 99982-0547

Dicas para uma alimentação saudável

Uma boa alimentação é essencial antes, durante e após a quimioterapia. Durante o tratamento, a alimentação saudável é vital para o sucesso de seu tratamento, pois ajuda na recuperação da doença, na manutenção do peso e na minimização dos efeitos colaterais, contribuindo para o seu bem-estar. Por isso fique atento às dicas que a ONCOCLÍNICA preparou para você:

Evite ou limite a ingestão alimentos enlatados. Eles contêm conservantes e corantes que podem ser tóxicos para o fígado.

Prefira queijos brancos tipo (ricota, minas frescal e cottage), evitando dessa maneira queijos amarelos (mussarela, prato e parmesão) pois são ricos em gorduras .

Dê preferência as carnes magras, peixes e aves sem peles, pois possuem menos gordura e são menos calóricos. Muita atenção. Evite preparações fritas.

Evite ou limite a ingestão de bebidas alcóolicas, pois são muito calóricas. Durante o seu tratamento fique atento: pequenas quantidades de álcool pode interferir na maneira de algumas drogas trabalharem e ou piorar seus efeitos colaterais. Por esta razão algumas pessoas devem evitar o àlcool completamente durante a quimioterapia. Pergunte ao seu ONCOLOGISTA CLÍNICO sobre a ingestão de bebidas alcoólicas durante o tratamento.

Procure ingerir bastante líquidos. Lembre-se de evitar de beber junto com as refeições, pois dificulta o processo da digestão. A recomendação é de de 2 litros/dia. Prefira sempre que possível a àgua filtrada, mineral (sem gás) e sucos naturais. Evite o consumo de refrigerantes, café e sucos industrializados.

Procure alimentar-se em intervalos regulares. O ideal seria fazer uma alimentação a cada três horas, se não for possível estabeleça horários de no máximo quatro horas entre as refeições.

Dê preferência às frutas e verdairas, desde que bem higienizadas.

Higienização: as frutas e verduras devem ser lavadas sob àgua corrente e depois devem ser deixadas de molho em 1 litro de àgua com soluções de desinfecção apropiadas a frutas e hortaliças.

ATENÇÃO: PROCURE SEMPRE ESTÁ ATENTO AS RECOMENDAÇÕES DO SEU MÉDICO E DE SUA NUTRICIONISTA!

Atendimento

Acesse nosso painel de perguntas
frequentes ou envie uma mensagem
com sua dúvida ou sugestão para: comunicacao@oncoclinicapiaui.com.br