Em caso de emergência, pacientes devem ligar para:
(86) 99982-0547

Existe Vacina Contra o Câncer? SIM!

Existe Vacina Contra o Câncer? SIM!

Janeiro é o mês de Conscientização da população contra o Câncer de Colo Uterino.
Quando o assunto é câncer, nossa principal arma é a prevenção. A prevenção primária do câncer do colo do útero está relacionada à redução do risco de contágio pelo vírus HPV (papilomavírus humano). A transmissão do HPV ocorre por via sexual, através de abrasões microscópicas na mucosa ou na pele da região anogenital. Por isso, o uso de preservativos (camisinha) durante a relação sexual com penetração protege parcialmente do contágio pelo HPV, que também pode ocorrer através do contato com a pele da vulva, região perianal e bolsa escrotal.
A principal forma de prevenção, entretanto, é a vacina contra o HPV. O Ministério da Saúde implementou no calendário vacinal, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos. Esta vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero.
O grupo etário alvo da vacina é de 9 a 14 anos pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Devem ser tomadas duas doses, com intervalo de seis meses. A meta é vacinar pelo menos 80% da população alvo para alcançar o objetivo de reduzir a incidência deste câncer nas próximas décadas no país. A vacinação, em conjunto com o exame preventivo (Papanicolaou), se complementam como ações de prevenção deste câncer. Mesmo as mulheres vacinadas, quando alcançarem a idade preconizada, deverão realizar o exame preventivo, pois a vacina não protege contra todos os subtipos oncogênicos do HPV.

Fonte: Instituto Nacional do Câncer (INCA)

Dr. Cláudio Rocha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Médico formado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).
Especialista em Clínica Médica e Oncologia pela Universidade de São Paulo
(USP).
Médico Oncologista da Oncoclínica

Seja o primeiro a comentar.

Comente

Your email address will not be published.

Atendimento

Acesse nosso painel de perguntas
frequentes ou envie uma mensagem
com sua dúvida ou sugestão para: ouvidoria@oncoclinicapiaui.com.br