Em caso de emergência, pacientes devem ligar para:
(86) 99982-0547

LISTA DO QUE NÃO DIZER A UM PACIENTE ONCOLÓGICO.

LISTA DO QUE NÃO DIZER A UM PACIENTE ONCOLÓGICO.

O post de hoje menciona algumas frases que retiramos do blog da Brunna Queiroz ( @eusouabrunna ) que se chama RESSIGNIFICÂNCER. Se você realmente deseja ajudar alguém que seja um paciente oncológico, não pode cometer os mesmos erros dessa lista. Veja abaixo!

1.   “Nossa! Nem parece que você está doente. Você parece tão bem”.

     Ter câncer não significa que você esteja um bagaço. Nem sempre quem tem câncer   vai estar careca, magro ou abatido. É possível viver plenamente linda e maravilhosa durante os intervalos dos tratamentos. Então quando alguém lhe disser que tem câncer, diga, apenas, que ele (a) pode contar com você, pois é exatamente isso que ele (a) precisa ouvir. Se fosse pra ouvir sobre aparência, a pessoa iria procurar um Consultor de Imagem e não você.

2.    “Nossa, mas você é tão jovem. Que doença maldita!.”
Meu bem! Primeiramente: o câncer não é INSS para selecionar somente os mais velhos. A verdade é que todos nós estamos sujeitos, sejamos ricos ou pobres, negros ou brancos, homens ou mulheres, evangélicos ou umbandistas. Temos que parar de ‘demonizar’ o câncer, como se ele fosse um atestado de óbito, porque ele não é. Quando a pessoa lhe diz que tem diabetes, você reage diferente. 

3.    “Nossa! Seu cabelo vai cair?”.
Mano do céu! …Eu acabei de te falar que estou doente e você vem me perguntar sobre cabelo? Essa eu ouvi tanto que não tenho paciência nem para dissertar sobre. Próxima!

4.    “O cunhado da prima do namorado da minha afilhada morreu disso”.
Atenção especial para este item. NUNCA, absolutamente NEVER, fale para alguém que acabou de receber um diagnóstico de qualquer que seja a doença, que alguém morreu. Quando alguém te conta uma coisa dessa, o mínimo que ele deseja, nesse momento, é um abraço bem apertado e que você o escute. Nem venha com frases clichês porque a gente gosta é de apoio quando está desabafando. Então guarde o seu ‘vai dar tudo certo’ para você. 
Deus me free.

5.    “Você não deveria estar comendo isso. Dá câncer.”
Nunca vi tanto cientista sem diploma. Vai dando uma preguiça. Aparece tanta gente te falando o que você pode comer e o que você não deve. Então não seja essa pessoa. Se você se deparar com um paciente oncológico comendo aquela picanha bem gorda, fique na sua. Com toda certeza o médico dele já passou todas as informações. Não é de sua conta. 


6.    “Você não tem câncer. Isso não lhe pertence. Diga ‘eu estou curada’ em nome de Jesus”

Essa foi a mais ouvida durante meus três anos de carreira oncológica. Aquela tiazinha sua da igreja acha que se você falar que tem câncer você não vai se curar. Então, o que falar para essa pessoa? Muitas vezes tive que respirar e manter a calma e a educação que a minha bendita mãe me deu, e responder: “não sou eu quem digo, é o Pet Scan, a biópsia, os marcadores tumorais…”. Enfim, acreditar que você vai se curar não quer dizer que você tem que dizer que não tem câncer. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Saiba conviver com o seu problema de forma responsável e tenha sempre consciência que cedo ou tarde você vai sair dessa situação, de uma forma ou de outra. O que não pode é viver mentindo pra si mesmo. 

E por fim… essa lista não tem fim. Todos os dias tenho algo a acrescentar aqui. Me diz uma coisa que você não suporta mais ouvir.

Seja o primeiro a comentar.

Comente

Your email address will not be published.

Atendimento

Acesse nosso painel de perguntas
frequentes ou envie uma mensagem
com sua dúvida ou sugestão para: ouvidoria@oncoclinicapiaui.com.br